NOVO: 13º  Índice Caliber de Reputação Corporativa

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12ª edição - Índice Caliber de Reputação Corporativa

Você já pode conferir a última edição de 2023 do nosso Índice Caliber de Reputação Corporativa, publicado em parceria com o Meio & Mensagem – principal veículo de comunicação e marketing nacional. O estudo fecha o panorama reputacional das empresas líderes em Confiança e Admiração por segmento do último ano, envolvendo 99 marcas monitoradas, 20 segmentos de mercado e 12.767 avaliações com índice de confiança de 95%. No consolidado geral de doze meses, realizamos no Brasil 49.119 avaliações a partir de 15.593 entrevistas.

Resultado:

Sobre o ranking:

Para o desenvolvimento do estudo, aplicamos o método de coleta de dados junto à sociedade brasileira entre 01.10.2023 e 31.12.2023. O questionário foi desenvolvido com 17 atributos relacionados a Reputação e Marca — escala de 7 pontos, com entrada de dados em tempo real na Plataforma Digital Real-Time Tracker®, de propriedade da Caliber.

Artigo ¨A reputação e os potenciais efeitos adversos da inteligência artificial¨

Qual será o impacto da inteligência artificial (IA) nas empresas e quais são suas implicações para a reputação corporativa? Dario Menezes, nosso diretor-executivo e professor de Branding na FGV e ESPM, juntamente com Marcos André Costa, Consultor Associado da Caliber e professor da Aberje, tentam responder a essa questão. Eles destacam o crescimento exponencial da IA e seu potencial para impulsionar a inovação, aumentar a produtividade e reduzir custos, sublinhando a importância de estar alinhado com essa evolução tecnológica.

No entanto, também discutem os desafios que a IA pode trazer, especialmente em relação aos riscos reputacionais. Os autores apresentam duas perguntas fundamentais para a gestão da reputação empresarial em um cenário de adoção cada vez maior da IA. Além disso, exploram a distinção entre marca e reputação, destacando que mesmo marcas fortes não estão isentas de possíveis crises reputacionais.

Para ilustrar esse ponto, o artigo utiliza um exemplo prático envolvendo a Boeing para mostrar como até mesmo empresas consolidadas podem ser afetadas por problemas de reputação.