NOVO: 13º  Índice Caliber de Reputação Corporativa

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¨Todos nós queremos estar num lugar em que nos orgulhamos de trabalhar. Por outro lado, as novas gerações têm pressa. Algumas pesquisas dizem que nosso ciclo em cada empresa está diminuindo, não passando de cinco anos. Quando estamos num lugar que cuida de sua reputação, pensamos duas vezes antes de sair.¨, Viviane Mansi.

Nesta entrevista especial, Viviane Mansi, nova Conselheira Caliber Brasil, Diretora de Relações Corporativas (Governo, ESG e Comunicação) da Diageo e executiva renomada nas áreas de Comunicação e ESG, fala sobre os avanços nas agendas ESG, comunicação corporativa e reputação nos últimos anos, os diferenciais do uso de indicadores de monitoramento de reputação, mercado de trabalho e desenvolvimento profissional.

Confira:

– O ano de 2024 marca sua entrada na Diageo como Diretora de Relações Corporativas e como Conselheira na Caliber Brasil. Com sua vasta experiência em comunicação, ESG e reputação, o que podemos esperar de sua atuação nesses diferentes papeis, considerando as características e desafios específicos de cada organização?

¨Eu estou num momento bem especial de carreira. Passei por muitos setores - farmacêutico, tecnologia, construção civil, automotivo, e agora estou em bebidas. Todos são setores regulados, todas foram empresas que lideravam seus setores sob alguns aspectos, e vivi fortemente a necessidade de diálogo com diferentes públicos e a importância dessa conversa para avançar nos pleitos dessas empresas, ao mesmo tempo em que havia a preocupação genuína de nos comprometermos a construir uma sociedade melhor e mais sustentável. Integrar Conselhos também me dá a oportunidade de contribuir com outras empresas do ponto de vista de negócios e de governança, o que eu gosto muito. Aliás, sem esse compromisso, a comunicação e as estratégias de ESG perdem o sentido. Eu me sinto preparada e extremamente honrada com os convites que eu tenho recebido. Entrar para o Conselho Consultivo da Caliber é especialmente empolgante, pois estamos num momento crucial para posicionar reputação como um pressuposto fundamental de competitividade para as empresas contemporâneas.¨

– Ao longo dos seus 30 anos de carreira, quais foram os principais avanços que você observou na interseção entre ESG, comunicação corporativa e reputação? Tivemos retrocessos?

¨A principal mudança que eu vejo é que esses temas passaram a integrar a agenda de negócios e fazer parte das decisões centrais das empresas. Isso acontece por muitos fatores, entre eles o amadurecimento da sociedade - que passa a cobrar mais do que produtos de qualidade, a pressão por resultados e o olhar sobre o impacto dos riscos a que uma empresa se submete. Como temos buscado menos risco em muitos aspectos, garantir comunicação, ESG e reputação passam a ser fundamentais.¨

– A tecnologia oferece um leque de ferramentas para aprimorar o monitoramento de expectativas das partes interessadas. Como os indicadores de monitoramento de reputação podem ser utilizados para identificar pontos de atenção, prevenir crises e fortalecer a reputação da empresa? E indo mais além, como eles fazem a diferença no dia a dia do seu trabalho?

¨É mais fácil implementar ações assertivas quando temos bons dados em mãos. Grande parte da conversação sobre negócios hoje se dá em ambientes digitais, o que nos permite acompanhar esses dados com mais acuracidade, e muitas vezes em tempo real. Isso nos permite tomar decisões em tempo real também, o que se traduz em economia de recursos, eficiência das nossas ações e mais efetividade de negócios.¨

– Diante das constantes mudanças no mercado de trabalho, como a reputação pode ser utilizada como uma ferramenta estratégica para atrair e reter talentos no mercado de trabalho atual?

¨Todos nós queremos estar num lugar em que nos orgulhamos de trabalhar. Por outro lado, as novas gerações – que nasceram num mundo acelerado – têm pressa. Algumas pesquisas dizem que nosso ciclo em cada empresa está diminuindo, não passando de cinco anos. Estar num lugar que cuida de sua reputação – lembrando que reputação é o “last mile”, ou seja, o que conseguimos trabalhar quando toda a organização toma decisões que equilibram suas demandas internas e as demandas da sociedade – pensamos duas vezes antes de sair. A Bruna Mascarenhas, Bell Gama e eu exploramos muito este assunto num livro que lançamos ano passado sobre Employer Branding, tema que tem crescido de forma consistente nos últimos dez anos.¨

– Em 2023, você e Cynthia Provedel lançaram o livro “Emoção & Comunicação – Reflexões para humanização das relações no trabalho”. Quais foram os principais aprendizados e insights que vocês obtiveram ao escrever o livro, e como eles podem ser aplicados para construir ambientes de trabalho mais humanizados e produtivos?

¨O mercado tem falado cada vez mais sobre saúde mental e humanização nas relações. São temas que trazem enormes desafios, e um deles é o quanto nós nos conhecemos, reconhecemos nossas emoções e usamos nosso repertório para melhorar nossas relações ou lidar com conflitos. Essa é a proposta do livro – ampliar a literatura de negócios sobre como podemos usar a comunicação na mediação dessas interações cotidianas e, com isso, criar ambientes mais proveitosos – sejam do ponto de vista da empresa, que é capaz de, no conjunto, superar seus desafios e aumentar sua produtividade, seja no âmbito pessoal, quando passamos por tudo isso e saímos fortalecidos, lidando bem com estresse, frustração e outros tantos sentimentos e emoções que nos cercam.¨

– Conselhos da Viviane: quais são suas principais dicas para profissionais que desejam se destacar em ESG e reputação?

1- Estudem – todos nós estamos aprendendo a entender o impacto de tanta coisa “junta e misturada”. 2- Mudem seus hábitos privados para depois mudar seus hábitos corporativos, para depois cobrar que as empresas também o façam.
3- Tenham coragem – não é fácil mudar hábitos arraigados.
4- Sejam resilientes – a gente muda o mundo uma conversa por vez.

Sobre Viviane Mansi

Executiva nas áreas de Comunicação e ESG, acumula experiência na liderança de diversas empresas e nos mais variados setores. Já publicou mais de 20 livros, de autoria própria, como organizadora e como articulista, e recebeu o selo de TOP Voices do LinkedIn. É reconhecida como uma das autoras mais influentes em ESG no Brasil pelo estudo da LLYC (2022), além dos prêmios de melhor Comunicadora pela Mega Brasil, Aberje e Scopen.