NOVO: Índice Caliber de Reputação Corporativa

Tempo de leitura: 2 minutos

Estudo Global do setor de Energia 2023

A crise energética global aumentou a pressão sobre as empresas de energia, destacando seu papel tanto na crise climática quanto na geopolítica e mostrando a sensibilidade do setor às pressões inflacionárias.

Custo de vida mais alto. Gasolina mais cara. Preocupação com a segurança no abastecimento. Os últimos anos certamente foram desafiadores para muitos dos stakeholders da indústria de energia e, especialmente, para seus clientes.

Considerando todas estas variáveis, acrescente o temor em relação às mudanças climáticas e ao papel proeminente dos combustíveis fósseis. Com certeza você deduziria que a reputação do setor de energia teria caído desde 2021.

No entanto, como nosso Relatório de Reputação Global de Energia de 2023 revela, não houve mudança nas percepções gerais do setor. Na verdade, tanto os setores de Energia quanto de Óleo e Gás receberam exatamente a mesma classificação de reputação de dois anos atrás – um “Trust & Like Score” de 64.

Além disso, a crise global de energia não teve impacto na posição do setor. No entanto, ao analisar mais detalhadamente, emerge outra imagem, na qual há diferenças claras na forma como os setores de Energia e Óleo e Gás são percebidos e como as diferentes gerações os enxergam.

O relatório deste ano também revela diferenças de opinião sobre as prioridades da indústria de energia e quem tem a responsabilidade principal de combater as mudanças climáticas.

Há também uma descoberta surpreendente sobre o quanto as pessoas sabem sobre o fornecimento de energia em suas residências.

Em resumo, nosso relatório de 2023 oferece muito conteúdo, tanto para as empresas de energia quanto para os leitores. Para tornar o relatório mais didático e intuitivo, adicionamos uma barra de navegação na parte superior de cada página e links que permitem pular entre as principais conclusões e tabelas relevantes. Também há um resumo de 60 segundos após a seção de metodologia.

Sobre o relatório:

O estudo é baseado em informações coletadas de partes interessadas no setor de energia em 2023. Entre 31 de julho e 28 de agosto, a Caliber entrevistou 38.100 pessoas em seus mercados globais de referência (Brasil, China, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e EUA). Os dados também incluem 12.307 avaliações exclusivas de 130 empresas em 13 mercados e dados do acompanhamento contínuo de partes interessadas nos mercados de referência da Caliber entre 1 de janeiro e 28 de agosto.

Os entrevistados são selecionados aleatoriamente, e a amostra é representativa das populações nacionais em termos de gênero, região e faixa etária no intervalo de 18 a 75 anos. A natureza representativa da amostra neste estudo é alcançada exclusivamente por meio do estabelecimento de cotas demográficas. Não há ponderação dos dados brutos ou dos resultados.

Boa leitura!