NOVO: 13º  Índice Caliber de Reputação Corporativa

Tempo de leitura: 3 minutos

Diagnóstico Social para a Reputação - entendendo a percepção das Comunidades

Num contexto cada vez mais globalizado e com as atenções das organizações cada vez mais voltadas para compromissos com a sustentabilidade do planeta e de seus negócios, a Caliber, de olho nas necessidades de seus clientes, acaba de lançar um novo serviço – o Diagnóstico Social para a Reputação. Mas, na prática, como isso pode fortalecer a reputação da sua empresa? Acompanhe os detalhes neste artigo.
 

Universo das relações com a comunidade

Por mais que o relacionamento com a comunidade seja uma obrigatoriedade legal para muitas empresas, suas nuances vão muito além de um contrato firmado. O relacionamento com comunidades é fator fundamental e estratégico para o desenvolvimento sustentável de qualquer empresa, tornando-se parte da vida comunitária e de um trabalho em prol de uma parceria efetiva com a população, promovendo ganhos sociais, culturais e econômicos para diferentes públicos. 

São muitos os modos de incidir positivamente em uma comunidade e a Caliber desenvolveu uma metodologia objetiva e eficaz para auxiliar as empresas a construírem reputações positivas com todos os stakeholders da sua empresa.

Conceito

Nossa metodologia abraça o entendimento da dinâmica relacional existente entre a sua empresa e os moradores das comunidades em seus territórios de influência. ​Ou seja, o DSR mensura como a população local percebe a empresa e suas atividades no presente e na construção de um futuro comum, além de oferecer indicadores que possibilitarão a definição de metas e objetivos a curto, médio e longo prazo, alinhados ao planejamento estratégico da empresa.​

Como podemos ajudar?

Por meio de um amplo mapeamento de informações sobre os municípios e territórios de influência, detalhamos os principais influenciadores, sejam institucionais ou comunitários, e que necessitam da atenção e/ou intervenção dos gestores da empresa. Nossos consultores analisam e fazem um diagnóstico detalhado que visa auxiliar o processo de planejamento estratégico e tomada de decisão.

Entregáveis:

  • Aponta gaps nas percepções dos atributos  ESG (padrões ambientais, sociais e de governança);
  • Identifica gaps e oportunidades para o fortalecimento da reputação;
  • Detalha potenciais riscos para a licença social da empresa;
  • Indica melhorias para a percepção de valor da marca; vetores para a formação da reputação e potenciais riscos.

 

Benefícios

  • Monitoramento das percepções da empresa, seu impacto ambiental, social e econômico da empresa no seu território de influência;​
  • Entendimento do olhar da sociedade sobre a atuação da empresa, seu legado e potenciais passivos.
  • Constituição de indicadores e acompanhamento de série histórica;​
  • Subsídio para a construção de um planejamento de integração empresa <-> município;​
  • Ampliação da relevância da empresa para o desenvolvimento das áreas de influência;​
    Mitigação de riscos reputacionais.​

 

Etapas do trabalho

Atributos de avaliação quantitativa

À medida que as questões ESG continuam a atrair maior interesse e conscientização das partes interessadas, espera-se que a importância do rastreamento da percepção ESG aumente. Para avaliar efetivamente as percepções das partes interessadas sobre seus esforços, os líderes de comunicação devem adotar cada vez mais novas tecnologias e ferramentas.

Nossa missão é ajudar as empresas a identificar continuamente áreas de melhoria e comunicar o progresso de forma eficaz e contínua, portanto, se você estiver interessado em descobrir como o DSR pode ajudar na gestão da reputação da sua empresa, entre em contato conosco.

Ninguém faz o que a Caliber faz, do jeito, com a equipe e tecnologia que somente a Caliber tem.